Maputo é uma cidade tão fascinante que vamos mostrá-la aqui aos poucos.

Situada no extremo sul do país, Maputo é a capital de Moçambique e sua maior cidade, com quase 1,1 milhão de habitantes. Antes da Independência, em 1975, a capital colonial era chamada de Lourenço Marques, explorador português do século 16. A cidade está situada a 120 quilómetros da fronteira com a África do Sul, através da bela praia da Ponta do Outro, e a 80 quilómetros da fronteira com o Essuatini, antiga Suazilândia. A área metropolitana de Maputo inclui o município da Matola e os distritos de Boane e Marracuene, e juntas somam uma população de quase 3,2 milhões de habitantes. Maputo é uma das onze províncias de Moçambique.

Uma das características mais marcantes de Maputo são suas ruas e avenidas. Nosso Mundos de Mulheres acontecerá em setembro, portanto, na primavera, o que significa que a temperatura permitirá grandes longas caminhadas por suas vias públicas.  Assim como aconteceu com a capital, o novo governo liderado por Samora Machel mudou também os nomes das ruas e avenidas para homenagear os grandes líderes revolucionários comunistas, especialmente os africanos.

A instituição de ensino que anfitrionará nosso MM2022 chama-se Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que antes da independência chamava-se Universidade de Lourenço Marques. Eduardo Mondlane foi um dos fundadores e primeiro presidente do principal movimento pela independência de Moçambique, a Frelimo. Considerado o arquiteto da unidade nacional, ao juntar principais movimentos de luta anti-colonial, nos anos 60, Mondlane foi assassinado em 1969.